sábado, 28 de janeiro de 2012

Izabela Plucinska = Polônia

   Izabela nasceu em Koszalin na Polônia em 1974.  Estudou na Escola de Arte e Lódz Film School até 2000 e estudos na "Konrad Wolf" Film School, em Potsdam-Babelsberg, na Alemanha, em 2003.
   Em 2004, ao terminar os estudos entregou seu filme de graduação "Jam Session". O filme competiiu no Festival de Berlim em 2005 e ela ganhou um Urso de Prata.
   Junto com sua produtora e colaboradora na Babelsberg-Filmschool Jamila Wenske, ela fundou a sua própria empresa "Traços barro" em Berlim.

Liebling  / Darling - 2012
   Como é quando você perde sua memória, quando você acorda e não pode nem mesmo reconhecer o seu marido?
   Uma mulher acorda de um sonho diante de um desconhecido que diz ser seu marido. O filme lida com a perda, a intimidade, bem como a alienação, o desamparo e o desespero, mas também fala de esperoança

                

7 More Minutes
                           

Po drugiej Stronie / On the other side
                           

Studnia / Backyard
                           

Dubler / Twin
                           

Marathon
Esse filme é sua primeira colaboração com Spela Cadez.
                           

Breakfast  - 2008
Filme feito para a televisão polonesa.
                           

Estherhaze
   Em 2010 o produtor Robert Kern e Jamila Wenske  assumiram o trabalho com Izabela que fez uma adaptação do popular livro alemão "Esterhaze" de Irene Dische e Hans-Magnus Enzensberger.
                           

Entrevista com Izabela:
                           

Josette and her Daddy
O curta é uma adaptação de E.Ionesco, e foi um trabalho realizado juntamente com Agata Rojek e Jouette Yann.
                           

Site de Izabela: www.izaplucinska.com/

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Peter Sluszka - Estados Unidos

   Peter nasceu nos subúrbios de Nova York, e foi seduzido pela cidade. Uma vez em Manhattan resolveu estudar literatura e artes visuais na Universidade de Columbia, e juntou seu amor por contar histórias com inovação visual estudou animação stop-motion. Zilhões de quadros depois, ele criou asas e entrou no maravilhoso mundo da Computação gráfica.

   Peter dirigiu animações com conteúdo original, comerciais, vídeo-clipes, séries de televisão e filmes. Ele colaborou com os diretores Michel Gondry, Miquel Arteta num projeto com o grupo de dança Pilobolus.

   O negó­cio de Sluszka é criar mun­dos ima­gi­ná­rios, cheios de mons­tros e bichos estra­nha­mente sim­pá­ti­cos, fei­tos a par­tir de látex, de espuma, carne, ori­gami, fios de neve, esquilos empalhados, cães de massinha, dragões de papier-mâché, veículos em miniatura, tone­la­das de barro ou a par­tir do tri­vial papel. 


                              


                       


                       

Bat for Lashes

                   

Esmerald Nuts
                    

Devendra Banhart

                    

domingo, 15 de janeiro de 2012

Poder das máscaras

Filme que usa máscaeras de povos indígenas canadenses.

                               

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Co-Hoedeman - Holanda / Canadá

   Hoedeman nasceu durante a ocupação alemã na Holanda e sobreviveu à Fome Inverno de 1944-45, quando muitos moradores da cidade morreram de fome provocada por um bloqueio alemão e outros fatores.
   Na idade de 15 anos, Hoedeman deixou a escola para trabalhar como retocador de fotografias na indústria da impressão. Trabalhou na Multifilm, uma pequena empresa de produção em Haarlem, e depois em Cinecentrum/Hilversum, onde trabalhou no departamento de óptica e efeitos especiais e ajudou com o trabalho de laboratório, câmera e som.
   Hoedeman passava as noites fazendo cursos na Escola de Belas Artes de Amsterdã e na Escola de Fotografia, em Haia e assumiu o trabalho mais complexo, incluindo transições e modelos e, finalmente, começou a desenhar, editar e dirigir comerciais.
   Hoedeman imigrou para o Canadá em 1965, na esperança de que o National Film Board do Canadá pudesse contratá-lo. Ele apareceu no NFB com um rolo de filme com seu trabalho anterior debaixo do braço, e em poucos dias conseguiu um emprego como assistente de produção.
   Seu primeiro grande projeto foi um filme educacional chamado deriva continental. Ele então se mudou para o estúdio de animação criado na França e fez seu primeiro filme "real", Oddball, em 1969.
   Querendo saber mais sobre técnicas de animação stop-motion, ele foi para a Tchecoslováquia em 1970 para estudar animação de bonecos.
Em seu retorno, ele produziu um filme inovador para as crianças: Tchu Tchu-(1972), feito inteiramente usando blocos de madeira.

             

  Então, ele fez uma série de filmes de animação baseados em lendas Inuit: O Homem eo Gigante, A coruja e o Lemming, A Coruja e o Corvo e Lumaaq. Ele colaborou com artistas das comunidades árticas da baía de Frobisher (agora chamado de Iqaluit) e Povungnituk para ilustrar as lendas, utilizando figuras de pele de foca, esculturas em pedra-sabão, e desenhos.

               

Matrioska / 1970

                

   Seu projeto seguinte foi o muito ambicioso The Sand Castle / Le Château de sable, uma fábula comovente, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Curta de Animação no Oscar 50. Este trabalho, que contou com uma série de criaturas estranhas criadas a partir de espuma de borracha, arame, e areia, ganhou inúmeros prêmios internacionais e provou ser um favorito permanente.
Com cada filme, Hoedeman experimenta novas técnicas e materiais, incluindo papel machê, recortes de papel, e animação por computador.

The Sand Castle / 1977

                 

La Boite / 1988

                

Charles et Francoise / 1989

                

   Em 1992, Hoedeman colaborou com um grupo de presos nativos Inuit na Penitenciária Macaza no norte de Quebec para fazer o filme Sniffing Bear / L'Ours renifleur, um conto de advertência sobre abuso de substâncias. 

               

Ludovic, the Gift / 1996

                

  Ele seguiu com outro filme sério, O Jardim do ECOS / Le Jardin d'ECOS, uma fábula ecológica que mostra o quanto é fácil perturbar o equilíbrio da natureza.
   Em 1998, ele voltou para o sua paixão - fazer filmes infantis diferentes - elaborou uma série de quatro filmes de marionetes apresentando Ludovic, um doce jovem urso de pelúcia, e sua família. O Presente de Neve (1998), um crocodilo em Meu Jardim (2000), Vovô Visiting (2001), e Magia no Ar (2002) acabaram por ser lançados juntos em DVD com o título de Four Seasons na vida de Ludovic.

The garden of ecos / 1997

                

   Seu último filme como empregado do National Film Board foi Theatre Mariannne (2004), que terminou depois de saber que ele e seu colega de animação, o pioneiro Jacques Drouin ambos seriam demitidos a pouco tempo de se aposentar, vítimas de cortes no orçamento o movimento do NFB em direção a trabalhar com os cineastas por contrato, em vez de apoiar os animadores por de tempo integral e permanente.
  
Marianne's Theatre / 2004

                

    Hoedeman agora atua como um cineasta independente e consultor. Ele está atualmente trabalhando em vários projetos, incluindo a produção de uma série de TV animada baseada em seus filmes  com o urso Ludovic.
   Hoedeman é o tema de dois documentários: Co Nico Crama de Hoedeman, Animator (1980) e no olho do animador: Contos de um mágico - Co Hoedeman (1996).

Claude Barras e Cédric Louis



                               

                   


                

     
                

Sean Ohlenkamp - Canadá



Animando a barba.

            
                           

   Sean Ohlenkamp animou livros e recebeu mais de 27 mil acessos no YouTube um dia depois que o vídeo foi postado. Ele é ​​diretor de arte da agência de publicidade Lowe Roche.
Sean queria fazer apenas algo divertido, interessante e positivo, fazer algo criativo para o seu próprio bem e por uma causa que acredita: leitura e alfabetização. 
   O processo de animação dos livros foi longo e cansativo. Tivemos que esperar que a biblioteca onde foi filmado o curta, fechar às 6 horas, e assim que as portas fechavam trabalharam a noite toda, até que ela tivesse que abrir novamente às 10 horas por quatro noites.
   Ele entrou em contato com Mohawk College, em Hamilton/Ontario e perguntou se algum aluno queria ver uma peça de marketing sendo feita. Surpreendentemente 10 ou 12 alunos estavam dispostos a ajudar, e alguns dos seus colegas na Lowe Roche ajudaram. Foi um projeto onde as pessoas não foram pagos.


Animando livros

                        


O que é possível fazer com furos de alfinete, num papel preto.

             


Massinha em relevo.

             


A arte de animar livros.