Hoedeman nasceu durante a ocupação alemã na Holanda e sobreviveu à Fome Inverno de 1944-45, quando muitos moradores da cidade morreram de fome provocada por um bloqueio alemão e outros fatores.
Na idade de 15 anos, Hoedeman deixou a escola para trabalhar como retocador de fotografias na indústria da impressão. Trabalhou na Multifilm, uma pequena empresa de produção em Haarlem, e depois em Cinecentrum/Hilversum, onde trabalhou no departamento de óptica e efeitos especiais e ajudou com o trabalho de laboratório, câmera e som.
Hoedeman passava as noites fazendo cursos na Escola de Belas Artes de Amsterdã e na Escola de Fotografia, em Haia e assumiu o trabalho mais complexo, incluindo transições e modelos e, finalmente, começou a desenhar, editar e dirigir comerciais.
Hoedeman imigrou para o Canadá em 1965, na esperança de que o National Film Board do Canadá pudesse contratá-lo. Ele apareceu no NFB com um rolo de filme com seu trabalho anterior debaixo do braço, e em poucos dias conseguiu um emprego como assistente de produção.
Seu primeiro grande projeto foi um filme educacional chamado deriva continental. Ele então se mudou para o estúdio de animação criado na França e fez seu primeiro filme "real", Oddball, em 1969.
Querendo saber mais sobre técnicas de animação stop-motion, ele foi para a Tchecoslováquia em 1970 para estudar animação de bonecos.
Em seu retorno, ele produziu um filme inovador para as crianças: Tchu Tchu-(1972), feito inteiramente usando blocos de madeira.
Então, ele fez uma série de filmes de animação baseados em lendas Inuit: O Homem eo Gigante, A coruja e o Lemming, A Coruja e o Corvo e Lumaaq. Ele colaborou com artistas das comunidades árticas da baía de Frobisher (agora chamado de Iqaluit) e Povungnituk para ilustrar as lendas, utilizando figuras de pele de foca, esculturas em pedra-sabão, e desenhos.
Matrioska / 1970
Seu projeto seguinte foi o muito ambicioso The Sand Castle / Le Château de sable, uma fábula comovente, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Curta de Animação no Oscar 50. Este trabalho, que contou com uma série de criaturas estranhas criadas a partir de espuma de borracha, arame, e areia, ganhou inúmeros prêmios internacionais e provou ser um favorito permanente.
Com cada filme, Hoedeman experimenta novas técnicas e materiais, incluindo papel machê, recortes de papel, e animação por computador.
The Sand Castle / 1977
La Boite / 1988
Charles et Francoise / 1989
Em 1992, Hoedeman colaborou com um grupo de presos nativos Inuit na Penitenciária Macaza no norte de Quebec para fazer o filme Sniffing Bear / L'Ours renifleur, um conto de advertência sobre abuso de substâncias.
Ludovic, the Gift / 1996
Ele seguiu com outro filme sério, O Jardim do ECOS / Le Jardin d'ECOS, uma fábula ecológica que mostra o quanto é fácil perturbar o equilíbrio da natureza.
Em 1998, ele voltou para o sua paixão - fazer filmes infantis diferentes - elaborou uma série de quatro filmes de marionetes apresentando Ludovic, um doce jovem urso de pelúcia, e sua família. O Presente de Neve (1998), um crocodilo em Meu Jardim (2000), Vovô Visiting (2001), e Magia no Ar (2002) acabaram por ser lançados juntos em DVD com o título de Four Seasons na vida de Ludovic.
The garden of ecos / 1997
Seu último filme como empregado do National Film Board foi Theatre Mariannne (2004), que terminou depois de saber que ele e seu colega de animação, o pioneiro Jacques Drouin ambos seriam demitidos a pouco tempo de se aposentar, vítimas de cortes no orçamento o movimento do NFB em direção a trabalhar com os cineastas por contrato, em vez de apoiar os animadores por de tempo integral e permanente.
Marianne's Theatre / 2004
Hoedeman agora atua como um cineasta independente e consultor. Ele está atualmente trabalhando em vários projetos, incluindo a produção de uma série de TV animada baseada em seus filmes com o urso Ludovic.
Hoedeman é o tema de dois documentários: Co Nico Crama de Hoedeman, Animator (1980) e no olho do animador: Contos de um mágico - Co Hoedeman (1996).