terça-feira, 29 de novembro de 2011
Irmãos Quay - Estados Unidos / Reino Unido
Nascidos em Norristown na Pensilvânia em 1947, os gêmeos idênticos Stephen e Timothy Quay, fizeram carreira na animação em Londres.
Dois dos cineastas mais originais, eles fazem uma mistura única na animação de bonecos há mais de 30 anos e seus trabalhos influenciaram gerações, criando um enorme culto de diversos seguidores.
Eles encontram inspiração na literatura da Europa Oriental e na música e arte clássica para fazerem seus filmes.
Seus pequenos personagens surreais e seus cenários inventivos criam um mundo inesquecível, sugestivo de uma paisagem de sonhos de infância reprimidos pelo tempo. Com humor sombrio, suas estórias mostram uma paixão por detalhes, nas cores, nas texturas, no material, no uso extraordinário do foco e dos movimentos da câmera que fazem seus filmes serem instantaneamente reconhecíveis para quem conhece sua arte.
Quay Brothers interview -
Os irmãos falam sobre a retrospectiva de seus trabalhos no MoMa
abertura da exposição com a arte dos irmãos
Gabinet of Doctor Svankmayer / trecho - 1984
Feito em homenagem ao animador Jan Svankmayer, o filme é estruturado como uma série de lições,ensinadas por um fantoche ( um simulacro de de Jan Svankmajer, cuja cabeça é um livro aberto).
O boneco aprendiz tem a cabeça de impurezas esvaziada pelo mestre e recarregada com um livro aberto similar.
Cada um dos nove segmentos ou capítulos refere-se variavelmente a importância de objetos na obra de Svankmajer: a sua transformação e combinação bizarra através de técnicas especificamente cinematográficas, o extraordinário poder da câmera para o "fazer estranho", a influência do surrealismo no seu trabalho e o papel subversivo e radical do humor.
Street of Crocodilles - 1986
É o curta mais conhecido do Quays e se passa no pesadelo de um mundo subterrâneo, povoado por fantoches estranhos e sinistros. Um guarda do museu cospe na ocular de um antigo peep-show e aciona a máquina de mofo. No interior, os bonecos participam de uma série de rituais bizarros entre a sujeira.
Os Quays desfrutaram de um grande orçamento para este curta do Conselho de Produção do BFI, sob a condição de adaptarem uma obra literária existente. Eles selecionaram o conto surreal de Bruno Schulz, embora o filme final se expanda, tangencialmente, a partir da referência original.
Leos Janacek
The Comb - 1990
Anamorphis - 1991
The Calligrapher / trecho -
Are we Still Married - 1993
E In Absentia / trecho - 2000
The Phanton Museum - 2003
Maska / trecho - 2011
Adaptação de um relato de Stanislaw Lem sobre un robo ao serviço de um governo feudal do futuro
Performance do marionetista Henk Boerwinkel
Em uma entrevista a Edwin Carels, os irmãos Quay se lembram de uma apresentação que viram no início dos anos 80 em Londres que os marcaram, de Henk e Figurentheater Triangel.
A pedido deles, Henk Boerwinkel veio à EYE, para dar vida às marionetes, máscaras, bonecos de palito e bonecos de mão, mais uma vez.
Sua performance foi gravada para mostrar a magia do teatro de bonecos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário