Charles R. Bowers nasceu no dia 07 junho de 1877 ou 1887 e faleceu em 26 de novembro 1946 nos Estados Unidos.
Foi cartunista e comediante pastelão na época do filme mudo, foi esquecido por décadas e seu nome foi a grande ausência nas histórias da era silenciosa do cinema americano.
Embora o seu trabalho tenha sido entusiasticamente revisto por André Breton e seus contemporâneos.
Seus filmes sobreviventes têm uma criatividade e surrealismo que lhes dão um frescor atraente para o público moderno, após a redescoberta de seu trabalho, por vezes, foi considerado entre os "Dez Mais" das realizações do cinema mudo (junto com os filmes de Charlie Chaplin, Buster Keaton, Harold Lloyd por exemplo). Em estilo cômico, ele provavelmente foi modelo mais tarde para Harry Langdon e Buster Keaton. Ele era conhecido pelos franceses como "Bricolo."
O filho do Dr. Charles E. Bowers e sua esposa, Maria I. Bowers, Charles Raymond Bowers nasceu em Cresco, Iowa. Seu início de carreira foi como cartunista na série Jeff de desenhos animados para o estúdio Barré e Mutt.
Ao final dos anos 20, ele estrelou sua própria série de comédias pastelão para RC Fotos e Imagens educacionais. Suas comédias pastelão, algumas das quais sobreviveram, são uma mistura incrível de ação ao vivo e animação criada com o "Processo de Bowers."
Os Complexos aparelhos de movimentos em sequência que também aparecem em muitas de suas comédias eram feitos por ele.
Dois filmes notáveis feitos por ele são "Now You Tell", com uma cena memorável de elefantes marchando para o Capitólio dos EUA, e um mistério surreal que envolve Fantasma e MacGregor, um detetive barata no filme "Fuzz-Faced"
There it is - 1928
Say-Ahhh! - 1928
Ele fez alguns filmes sonoros, como é o caso dos filmes "It's a Bird" e "ostras selvagens".
Charles Bowers escreveu e ilustrou livros infantis em seus últimos anos. Durante oito anos da década de 30 viveu em Wayne, New Jersey, e desenhou charges para o Jornal Jersey.
Depois de sucumbir à uma artrite severa, sua esposa começou a desenhar-los sob sua direção
It's I Bird -
O cinema mudo desse gênio americano chamado Charles Bowers quase desapareceu. Graças à cinemateca Francesa, seus filmes foram recuperados.