domingo, 23 de outubro de 2011

Eadweard Muybridge - França






                           Eadward Muybridge: O Homem que fez as fotos se moverem

 Eadward Muybridge coordenou estudos em 1878 de um sistema para a obter imagens em seqüência. câmeras fotográficas foram colocadas a distâncias regulares, os fotógrafos clicavam fotos de animais e pessoas dos mais diversos espécies e tipos a se locomover com um painel  por trás ao longo da rota. 

Mais conhecido por esses estudos inovadores sobre locomoção animal e humana, o fotógrafo do século XIX Eadweard Muybridge também foi um inovador paisagista e pioneiro em assuntos de documentários.
 Eadward Muybridge também foi o inventor do zoopraxiscópio, um dispositivo para projetar os retratos em movimento, e que é considerado o precursor da película de celulóide, usada ainda hoje.

Cavalo em movimento

Em 1872, o ex-governador da Califórnia Leland Stanford, homem de negócios e apreciador de corridas de cavalo, tomou uma posição popularmente debatida: afirmou que todos os quatro cascos de um cavalo deixavam a terra ao mesmo tempo durante o galope. Stanford tomou esse partido e decidiu provar cientificamente sua afirmação, procurando Muybridge e o empregando para resolver essa questão.

Para provar a afirmação de Stanford, Muybridge desenvolveu um esquema para a captação instantânea de imagens. Seu trabalho envolveu fórmulas químicas para o processamento fotográfico e um disparador elétrico criado por John D. Isaacs. É importante colocar a colaboração de Muybridge e John D. Isaacs, que conseguiu realizar o projeto do disparador fora de cada câmera, há muito tempo imaginado por Muybridge.
Em 1877, Muybridge resolveu a questão de Stanford com uma única foto do cavalo de corrida Occident (de propriedade de Stanford), "voando" em meio ao galope.
No ano de 1878, com o patrocínio de Stanford para expandir o experimento, Muybridge fotografou com sucesso o galope de um cavalo quadro a quadro, usando uma série de 24 câmeras. A primeira experiência com sucesso ocorreu em 11 de junho, com a imprensa presente. Muybridge utilizou uma série de 12 câmeras estereoscópicas a uma distância de 21 polegadas umas das outras para cobrir os 20 pés tomados por um passo do cavalo, tomando retratos em um milésimo de um segundo.
Essa série de fotos, tiradas onde hoje é a Universidade de Stanford, foram chamadas The Horse in Motion, e mostra que todos os cascos ficam fora da terra - embora não com as patas completamente estendidas, como os ilustradores contemporâneos tenderam a imaginar, mas um pouco dobradas sob o cavalo, "puxando" as patas dianteiras e "empurrando" as traseiras.

Muybridge's zoopraxiscope: Setting time in motion -
Curta-metragem criado para a exposição Eadweard Muybridge no Kingston Museum, em setembro de 2010



Slices of time: Eadweard Muybridge's Cinematic legacy
Vídeo criado para o SFMoMA por seu Centro Interpretativo Fotográfico para ilustrar como foi feito o experimento de Muybridge.




The Muybridge project -
Vídeo para projeto de aula de cinema baseado em imagens do "pai" da imagem em movimento Eadweard Muybridge



Eadweard muybridge music video -




Waltzing couple animation -
Animação de Annie Quick / Material de origem: disco produzido por Eadweard Muybridge em 1893



Eadweard muybridge remix -




Eadweard Muybridge: jump
Pequeno filme em stop motion com fotografias dos estudos de locomoção humana de Eeaweard Muybridge. A sequência é executada em um loop (20s) no telefone.




Eadweard Muybridge - Animals in motion
Filme de animação em areia sobre vidro sobre o fotógrafo Eadweard Muybridge, na residência no Children's Creativity Museum, em São Francisco feito por Gerald Conn




Eadweard Muybridge in a time of change -
O curador-chefe da Corcoran, Philip Brookman, discute os destaques da exposição Helios: "Eadweard Muybridge em um momento de mudança", que ficou em exibição no Corcoran.

Helios: Eadweard Muybridge in a Time of Change from Corcoran School of Art @ GW on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário