domingo, 22 de setembro de 2013

Adam Elliot - Austrália

   

Adam Elliot nasceu em 2 de janeiro de 1972 em Berwick, Victoria, Austrália. É escritor, diretor e produtor sediado em Melbourne.
Seus filmes de animação são lindamente feitos, tecnicamente encantadores e são reflexões sensíveis de aspectos das vidas privadas que geralmente passam despercebidos ou são ignorados.
Seus personagens são peculiares: simpáticos, trágicos, engraçados, pungentes e encantadores.
Seus cinco filmes participaram de mais de setecentos festivais de cinema e receberam mais de cem prêmios, incluindo um Oscar para "Harvie Krumpet" e cinco Cristais em Annecy.


            

Elliot se considera um cineasta autoral e cada um de seus filmes tem certa natureza agridoce. Ele não se envolve com trabalhos comerciais e trabalha exclusivamente em seus próprios projetos cinematográficos.
Seus filmes são baseados vagamente nas histórias de sua família e de seus amigos, Elliot chama cada um de seus filmes, de "biografia animada em massa de modelar"


              
Ernie Biscuit - 2016 (trailler)
Algumas razões fizeram Adam levar certo tempo para fazer outro novo filme depois do sucesso com o lonha "Mary e Max". O motivo principal é que depois de tanto trabalho ele estava mentalmente e fisicamente desgastado. Apesar da boa carreira do filme, ele perdeu o senso de si mesmo e se sentiu bastante deprimido.
Tendo que viver com expectativas muito elevadas do público sobre ele mesmo, acabou perdendo o fervor e o zelo por sua arte. Só depois de um tempo, ele decidiu voltar aos seus conceitos básicos e redescobrir o por que se tornou um cineasta de animação. Lentamente recuperou seu entusiasmo por escrever e manipular a massa de modelar.


            
   Adam fala sobre seu primeiro longa-metragem "Mary e Max", que conta a história de uma amizade que desafia a distância entre dois mundos diferentes. 

           

Mary and Max - 2009
Mary e Max é seu primeiro longa-metragem.
O filme abriu o Sundance Film Festival e ganhou o prêmio Cristal no Festival Internacional de Animação de Annecy. 


Harvie Krumpet - 2003
Em 2003, seu filme Harvie Krumpet, ganhou um Oscar de melhor curta de animação.


    Brother - 1999


            
Uncle - 1996
Seu primeiro curta-metragem. É o primeiro de filme de uma trilogia de narrativas baseada em sua família. O filme ganhou um prêmio do Australian Film Institute, como os outros dois da série: Cousin e Brother.



Nenhum comentário:

Postar um comentário