quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Mati Kütt - Estônia



Mati Kütt nasceu em 1947, e foi diretor de animação, pintor e caricaturista. Trabalhou na Tallinnfilm e na Joonisfilm como animador e diretor. E desde 1995 trabalhou como freelancer. Foi membro da Estonian Painter´s Association, da Estonian Artist´s Association e da Estonian Filmmakers Union.
Entre 2001–2002 Mati trabalhou na Rocky Mountain Art and Design Collage (Denver, EUA) como professor de animação experimental.
Os animadores estonianos estão sempre na vanguarda da criatividade na cena internacional da animação. Priit Parn, Kasper Jancis, Rao Heidments, Mati Kutt e Hardi Volmer frequentemente ganham prêmios importantes em festivais de animação em todo o mundo.

Filmografia de Mati:

Labürint / Labirinto - 1989

Animated Self-portraits - 1989

Sprott Vötmas päikest  - 1992
Uma versão atualizada do conto do Peixe Dourado, onde tudo é revirado. o pescador mora debaixo d'água e o peixe implora que ele o ajude a escapar daquele lugar sujo. Junto com os problemas ecológicos, acontece a poluição do “ambiente social”. A vida subaquática é extremamente sombria, e o primeiro desejo do pescador é se tornar ministro.

Piekkmäe Liidi - 1995
Os adultos compilaram tudo neste mundo em preto e branco: bom e ruim, útil e inútil. Por exemplo, é considerado sábio não matar moscas, um dos fenômenos mais irritantes e desagradáveis. No entanto, a pequena Lisette decidiu defender as moscas. A menina fala citando tratados científicos, trazendo argumentos pró e contra. Em protesto contra as ações de seu pai, o Sindicato inicia uma greve de fome. Como resultado, porém, a já pequena menina torna-se extremamente pequena. Como tal, ele acaba em um aspirador de pó e de lá para um aterro sanitário e em situações de risco de vida. Aqui, entre outras, as moscas vêm em auxílio da menina, a quem se pode esperar um final feliz para o filme.


Põrandaalune / Underground - 1997

 Um trabalho em vários níveis sobre a relação entre a ordem e o movimento aleatório. Se trata de uma pequena coreografia cósmica.

Nööbi odüsseia - 2002
A liberdade é uma inevitabilidade percebida” - B. Spinoza. Essa relação entre a vontade racional e a irracional é testada por um botão de pensamento. Ele embarca em uma jornada na qual espera encontrar a liberdade. A princípio parece que sua liberdade é possível, mas depois o botão percebe que seu lugar ainda é uma casa de botão.



Kuuvaatleja / Moonwatch - 2003
Comercial para relógio de Frank Müller

Vulcain / Cricket - 2005

Comercial para relógio Vulcain




Une Instituut / The Institute of the Dream - 2006
Na hora de dormir, as pegadas de Sandman aparecem do nada, na areia. O Mestre dos Sonhos espalha os sonhos e encaixa o travesseiro na cabeça do leitão para tornar o adormecimento mais suave e seguro. Sandman também transporta areia dos sonhos para as pálpebras de uma criança insone.

             

Must lagi / Substantia Stellaris - 2007
A poesia de Ilmar Laaban escrita no Cosmos se espalha como limalha, se acumula em nossos sentidos e se espalha em nossos corpos como uma substância estelar

             

Taevalau / Sky Song - 2010
 É possível chegar à lua em um só fôlego? Sim, é só ter a vontade de voar e uma formação adequada para isso. Este é o caso do carteiro Rain. O filme é uma ode para todos aqueles que gostam de voar.
 Alguns personagens são originais, mas alguns se originaram a partir da história da humanidade. O filme é cheio de símbolos e simbolismos, imagens e cenas surreais. Animação cheia de experiências com formas e com materiais.
 Não é simplesmente a jornada de um carteiro para entregar um pacote na lua. É também uma jornada filosófica no tempo e nas eras, através de personagens e da imaginação. O carteiro cumpre sua tarefa, apesar de todos os problemas e distrações.
O filme é uma ode a todos nós que queremos voar e descrito como uma “jornada filosófica através do tempo e das eras, as pessoas e seus comportamentos e pensamentos. . . ” sobre a mente humana, ego, superegos e id.
Kutt acredita que Freud foi mais um escritor do que um filósofo. Freud chamou o cérebro de “o teatro onde diferentes peças são encenadas em vários palcos e apenas uma cena é iluminada”. Em Taebalaul, essas peças são mostradas no cérebro humano.





Mati Kütt fala de sua arte. Você não se torna um artista, você é u, algo é trazido antes. As ideias de Mati vêm em segredo, elas vêm da vida ou de um sonho, e um sonho faz parte da vida.


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