Walter tounier é um animador uruguaio que se destaca. Exerce seu ofício desde a década de 70 quando se relacionava com o chamado "cinema militante" e se dedicava à crítica social fazendo alegorias do governo pré-ditatorial uruguaio e de outras ditaduras latino-americanas, mas sem se afastar da estética das histórias infantis.
Seu primeiro trabalho em 1973, mesmo com uma técnica muito precária, foi "In the Jungle". Mais tarde ele teve que ir para o exílio no Peru, onde começou a se desenvolver como animador de curtas metragens, como "Nuestro pequeno paradiso" / Our Little Paradise (1982) ou The Hideaways of the Sun (1986), este é sobre crianças dos exílios da ditadura uruguaia, e são baseados em histórias que as próprias crianças estavam desenhando.
Tournier trabalhou algumas produções para a televisão, como "Tonky", uma série infantil sobre descobertas e "Los direchos de los niños", baseada nos direitos das crianças da ONU.
Em 2000 Tournier fez o curta "El Jefe y el Carpintero". Recentemente Tournier conseguiu viabilizar a produção de seu primeiro longa de Animação "Selkirk, o verdadeiro Robison Crusoé"
Tournier fala de seu país e sua arte
Exposição com a arte e bonecos de Walter Tournier
Tonky -
Série infantil dos Estúdios Tournier
Los derechos del niño -
Série animada sobre os direitos da criança, produzidas por Walter Tournier e Leonardo Croatto. No Brasil, a série foi exibida pela TVE do Rio e as canções ganharam vozes de artistas consagrados como Gilberto gil e adriana Calcanhoto.
Nuestro pequeño paraiso / trecho do filme - 1983
Selkirk, el verdadero Robison Crusoé / Trailler do longa - 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário