quinta-feira, 2 de maio de 2013

Lotte Reiniger / Alemanha


   Lotte (Charlotte) Reiniger nasceu em Berlim em 2 de junho de 1899. Desde criança demonstrou uma habilidade extraordinária para recortar figuras em papel e animás-las em “teatrinhos” feitos de caixa de papelão. Quando o cinema surgiu, Lotte ficou maravilhada com os filmes de George Méliès. Em 1915 ao assistir a uma palestra do cineasta Paul Wegener, sobre os efeitos especiais usados em Der Golem (O Golem), que a havia fascinado, decidiu que trabalharia com aquele cineasta. Para isso entrou na Escola de Teatro de Max Reinhardt, ali assimilando as técnicas expressionistas de iluminação.
   Aos dezesseis anos, Lotte já trabalhava no cinema alemão fazendo cartelas para os filmes fantásticos de Wegener utilizando a arte das silhuetas. O diretor era muito gentil com ela, oferecendo-lhe ainda pequenos papéis em seus filmes. Em 1918, ele a apresentou a um grupo de jovens talentosos (Walter Ruttman, Berthold Bartosch, Hans Richter, Carl Koch), que haviam montado um estúdio para produzir filmes científicos e experimentais, recomendando que eles a engajasem em suas produções. O primeiro filme de Lotte neste estúdio foi Das Ornament des verliebten Herzens (1919), feito com a técnica de animação de silhuetas que havia desenvolvido. O pequeno filme de cinco minutos foi exibido nos cinemas e encantou as platéias.
   Em 1921 Lotte casou-se com Carl Koch e abriu com ele um estúdio de animação especializado em animação de sombras. Lotte desenhava, recortava, dobrava e animava as figurinhas de cartolina enquanto Koch operava a câmera. Fizeram assim diversos filmes publicitários com silhuetas animadas para marcas de nanquim, chocolate e pó compacto, como o encantador Das Geheimnis der Marquise (O segredo da marquesa, 1922), onde o segredo da sedução exercida pela marquesa era o emprego noturno do creme Nívea.
   Durante três anos, entre 1923 e 1926, Lotte Reiniger, ajudada por Koch e pelos animadores Walter Ruttmann, Bertolt Bartosch e Alex Kardan, confeccionou sua obra máxima: Die Abenteur des Prinzen Achmed (As aventuras do príncipe Achmed, 1926), o primeiro filme de animação em longa-metragem da História, lançado dez anos antes de Snow White (Branca de Neve, 1937), de Walt Disney. Adaptado de contos de As mil e uma noites, o filme utilizava, além da animação de silhuetas, técnicas de animação em areia e cera cortada (desenvolvidas por Ruttmann). Para combinar essas diferentes técnicas, Lotte construiu uma inovadora câmera multiplana, capaz de separar a camada do background das camadas da frente, obtendo com isso um efeito tridimensional. O filme foi dedicado aos seus filhos.
   Seguiram-se Doktor Dolittle und seine Tiere (Doutor Doolittle e seus animais, 1928) e Die Jagd nach dem Glück (A caça à fortuna, 1930). A partir da década de 1930, com o crescimento das companhias de Walt Disney, de Max e Dave Fleischer e dos setores de animação da Warner e da MGM, o método custoso e intensivo de animação em celulóide tornou-se o modo de produção dominante na animação, retirando o interesse comecial das animações produzidas por outros métodos. Mas podendo oferecer suas animações a um custo menor, Reiniger conseguiu manter seu pequeno estúdio em constante atividade.
   Com o advento do som, Lotte Reiniger fez uma série de animações curtas com trilhas de Mozart. Na estréia dessa série na Inglaterra, Lotte conheceu John Grierson, do General Post Office Film Unit (GPO), que a convidou para fazer um filme em silhuetas para a campanha de Natal dos correios. Ela aceitou prontamente a oferta e instalou-se na Inglaterra.  Com o advento do nazismo, como Koch, tinha ascendência judaica, Lotte teve que deixar a Alemanha em 1933, estabelecendo-se na Inglaterra, onde permaneceu durante e depois da guerra, criando animações em sombras para filmes publicitários para a BBC, a American TV e outros patrocinadores.
   Lotte Reiniger foi a primeira mulher a destacar-se na arte da animação. Dedicou sua vida a animar silhuetas recortadas em cartolina preta sobre uma placa de vidro transparente, iluminada por baixo. Sua arte é devedora da antiga arte das sombras chinesas e indianas, conhecida na Europa desde o século XVIII, e que influenciou a produção das silhuetas, consagradas nos séculos XVIII e XIX, antes do advento da fotografia. Utilizando temas populares de óperas clássicas, lendas orientais e contos de fadas, Lotte transpôs aquelas artes tradicionais para o novo meio técnico do cinema.
   Lotte adorava o público infantil, que tão crítico quanto agradecido. Fez mais de quarenta filmes de recortes. Com a morte de Koch, seu parceiro por quarenta anos, Lotte interrompeu sua produção, escrevendo os livros Shadowplays eShadowfilms, antes de morrer a 19 de junho de 1981. Algumas de suas obras foram destruídas pelos nazistas durante a guerra, mas muitas sobreviveram, e foram reunidas numa maravilhosa coleção em DVD com oito discos. Essas animações falam-nos de uma dimensão imponderável que nos abriga contra a violência do mundo. Uma tesoura mágica conduz-nos por florestas de luzes e sombras até o reino mítico de Reiniger, onde habitam monstros de cartolina, príncipes de papel e fadas de seda.

Filmografia:
Rübezahls Hochzeit (Alemanha, 1916). Créditos do filme de Paul Wegener.
Die Schöne Prinzessin von China (Alemanha, 1916). Decoração de set e efeitos.
Der Rattenfänger von Hamelin (Alemanha, 1918). Créditos.
Das Ornament des verliebten Herzens (Alemanha, 1919).
Der fliegende Koffer (Alemanha, 1919).
Aschenputtel (Cinderella) / Alemanha, (1919).

                            


Amor und das standhafte Liebespaar (Alemanha, 1920).
Der verlorene Schatten (Alemanha, 1920). Seqüência em animação do filme.
Der Stern von Bethlehem (Alemanha, 1922).
Dornröschen (Alemanha, 1922).
Das Geheimnis der Marquise (O segredo da marquesa, (1922). Filme publicitário. O segredo da sedução exercida pela marquesa é o emprego noturno do creme Nívea.
Die Geschichte des Prinzen Achmed / Die Abenteuer des Prinzen Achmed (As aventuras do príncipe Achmed, (1926). Primeira animação de longa metragem da história do cinema.

                             
Der scheintote Chinese (Alemanha, 1928). Segmento de Die Abenteuer des Prinzen Achmed.
Doktor Dolittle und seine Tiere (Doutor Doolittle e seus animais, Alemanha, 1928, 25’, p&b, animação de silhuetas), segundo contos de Hugh Lofting, dividido em três episódios: “Die Reise nach Afrika” (Viagem à África), “Die Affenbrucke” (A ponte dos macacos) e “Abenteuer: Die Affenkrankheit” (A doença dos macacos).
Zehn Minuten Mozart (Alemanha, 1930).
Die Jagd nach dem Glück (Alemanha, 1930). Seqüência em animação do filme.
Harlekin (Alemanha, 1931).
Sissi (Alemanha, 1932). Interlúdio para a première de uma ópera.
Carmen (Alemanha, 1933, p&b, animação de silhuetas).
Don Quichotte (França, 1933). Seqüência em animação do filme de Georg Pabst.
Das rollende Rad (Alemanha, 1934).
Der Graf von Carabas (Alemanha, 1934).
Das gestohlene Herz (Alemanha, 1934).
Papageno (Alemanha, 1935, p&b, animação de silhuetas).
                               
Galathea (Alemanha, 1935).
Das kleine Schornsteinfeger (Alemanha, 1935).
The King’s Breakfast (Inglaterra, 1936).
Tocher (Inglaterra, 1936). Produção: GPO.
Le Marseillaise (França, 1938). Seqüência em animação do filme de Jean Renoir.

                              

Dream Circus (Inglaterra, 1939). Inacabado.
L’elisir d’Amore (Inglaterra, 1939). Inacabado.
Mary’s Birthday (Inglaterra, 1951).
Aladdin (Inglaterra, 1953). Realizado para a TV.
The Magic Horse (Inglaterra, 1953). Realizado para a TV.
Snow White and Rose Red (Inglaterra, 1953). Realizado para a TV.
The Three Wishes (Inglaterra, 1954). Realizado para a TV.
The Grasshopper and the Ant (A cigarra e a formiga, Inglaterra, 1954, 10’, p&b, animação de silhuetas). Adaptação da fábula de La Fontaine. Realizado para a TV.
The Frog Prince (Inglaterra, 1954). Realizado para a TV.
The Gallant Little Tailor (Inglaterra, 1954). Realizado para a TV.
The Sleeping Beauty (A Bela Adormecida, Inglaterra, 1954, 10’, p&b, animação de silhuetas). Adaptação do conto dos Irmãos Grimm. Realizado para a TV.
Caliph Stork (O Califa Cegonha, Inglaterra, 1954, 10’, p&b, animação de silhuetas), segundo o conto de Wilhem Hauf. O feiticeiro Kashnur, ávido de poder, atrai o califa de Bagdá e seu grão-vizir para uma armadilha. Realizado para a TV.
Hansel and Gretel (Inglaterra, 1955). Realizado para a TV.

                              

Thumbelina (Inglaterra, 1955). Realizado para a TV.
Jack and the Beanstalk (Inglaterra, 1955). Realizado para a TV.
                             

The Star of Bethlehem (Inglaterra, 1956). Realizado para a TV.
La Belle Helene (Inglaterra, 1957). Realizado para a TV.
The Seraglio (Inglaterra, 1958). Realizado para a TV.
The Pied Piper of Hamelin (Inglaterra, 1960). Interlúdio de uma montagem teatral.
The Frog Prince (Inglaterra, 1961). Interlúdio de uma montagem teatral.
Wee Sandy (Inglaterra, 1962). Interlúdio de uma montagem teatral.
Cinderella (Inglaterra, 1963). Interlúdio de uma montagem teatral.
The Lost Son (Inglaterra, 1974). Interlúdio de uma montagem teatral.
Aucassin et Nicolette (Canadá, 1976, cor, animação de silhuetas). Interlúdio de uma montagem teatral.

                              

The Rose and the Ring (Inglaterra, 1979). Interlúdio de uma montagem teatral.

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