sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Caroline Leaf - Reino Unido




 Os filmes de animação de Caroline Leaf são famosos por seu conteúdo emocional e pelo seu estilo gráfico , que evoluiu a partir das técnicas artesanais de animação inovadoras, que ela inventou .
 Sua arte está ligada à narrativa e explora materiais inusitados, que ela usa para desenhar e construir o movimento.
 Pode ser usando a areia da praia manipulada em uma mesa de luz, ou a aquarela / guache pintados com os dedos sobre o vidro ou riscando imagens com cores suaves na emulsão de filmes de 35 e 70 mm guardados em seu estoque.

Caroline fala de sua arte

 

 Ela começou a fazer filmes de animação  quando ainda era estudante no Radcliffe College, na Universidade de Harvard, em Cambridge , Massachusetts.
 Em 1968 a tecnologia do filme 16mm foi se tornando relativamente barata. Laboratórios de processamento foram se proliferando e o ofício de fazer cinema ficou mais acessível do que nunca. 
 Faculdades e universidades de artes estavam começando a ensinar cinema. Foi quando a Universidade de Harvard ofereceu a ela, uma aula de animação ministradas por Derek Lamb .
 Ela desenvolveu um estilo de animação que foi um processo contínuo de desenhar, fotografar e redesenhar as imagens para criar uma sensação de movimento . Seus filmes posteriores são um refinamento e desta técnica artesanal.
 Ela diz que quando faz uma animação em frente de uma camera, os desenhos individuais não são importantes, o que importa é sua deslocação em relação ao quadro, a mudança entre os desenhos , que cria o movimento .  Durante sua animação ela faz desenhos que não se mexem, desenhos da memória das coisas vistas durante o dia. É como contar histórias sobre ela , que é muitas vezes uma figura nos seus desenhos .
 Com o tempo, o elemento figurativo tornou-se menos importante , e as preocupações com as percepções de espaço e de profundidade na composição da superfície 2D ​​vieram à tona .Aos poucos, ela explorou estruturas ilustradas complexas que não eram possíveis para imagens em movimento. E ela muda para pintura e desenho.
Sand ou Peter and the Wolf - 
 O primeiro filme de Caroline, foi realizado com um pote de areia da praia local, derramado em uma caixa de luz, Iluminada por baixo e manipulada com os dedos. Figuras de areia em silhueta preta e no fundo branco, se movendo em um mundo fluido e sombrio. A câmera foi fixada na parede acima da mesa de luz, improvisando um table top. 
 Desde 2001,  Caroline mora em Londres, Inglaterra, onde tem um estúdio e trabalha nas técnicas de pintura à óleos e técnica mista sobre papel .
 As imagens tornaram-se mais abstratas. O fio condutor que todo o seu trabalho na animação e na pintura, é uma sensação de espontaneidade e a importância dos materiais artesanais. Ela é atraída por materiais que são infinitamente maleáveis, como: areia, tinta , giz , lápis e borracha e tinta a óleo.

Entrevista com Caroline




The Owl who married a goose - 1974
Curta baseado numa lenda inuit, um ganso capta a fantasia de uma coruja, uma fraqueza pela qual ele vai pagar caro. Os efeitos sonoros e vozes são inuktitut. Uma história com o humor irônico característico de muitos contos Inuit.
Com esse trabalho de recuperação da lenda do esquimó, ele recebe 11 prêmios.




The street - 1976
O filme uma interpretação pungente de um conto do escritor Mordecai Richler e faz uma forte declaração sobre quantas famílias respondem aos seus membros idosos e enfermos.
Com aquarela e tinta, Caroline mostra as reações e sentimentos de uma família a uma avó moribunda, capturando sentimentos familiares e destilando-os na dura realidade.
O curta ganhou 22 prêmios e ficou em segundo lugar no ranking dos melhores filmes de animação de todos.




Jogos Olímpicos de Los Angeles - 1984
Caroline pega esse filme para fazer, derrubando o próprio Walt Disney. Para este trabalho, Leaf utiliza uma mistura de tinta com glicerina, material que confere fluidez e textura semelhante ao trabalho com areia.


Entre Deux Soeurs / Two Sisters - 1991




La metamorfosis de Mr. Samsa
A técnica usada é a animação da areia da praia em um fundo claro. Esta técnica foi inventada por ela mesma ao longo de 69 anos com seu filme de estréia "Sand or Peter and the Wolf". Três anos depois, ela foi para o National Film Board do Canadá, onde pode experimentar ainda mais em suas técnicas cinematográficas.




Workshop de Caroline Leaf.

                   


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