sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Luiz Henrique Marques - Minas Gerais / Brasil



Valquíria - 2012
   Baseado na opera "O Anel dos Nibelungos", Valquíria, narra um conflito em que o filho se volta contra o pai e por isso deve ser punido. O amor da irmã poderá ser o elo de reconciliação entre filho e pai. 
   Para fazer o filme o diretor teve a estrutura oferecida pela Escola de Belas Artes da UFMG, "o mais antigo curso de animação do país", como frisa Luiz. Seu filme é resultado do trabalho de conclusão de curso, usando a técnica de stop-motion com peças de metal (no lugar da massinha) feitas a mão.
   Luiz Henrique se baseou no trecho do libreto da ópera "O Anel do Nibelungo", de Wagner, em que o pai pune a filha Brunhilde por ter ajudado o irmão, devendo dormir no centro de um circulo de fogo até que alguém venha resgatá-la. "Pesquisei sobre os mitos escandinavos, como as Valquírias e o deus Odin, e desenvolvi a história", registra.
   O próprio diretor construiu bonecos e cenários, usando o computador para fotografar as cenas e inserir nuvens nos quadros. O filme participou do festival Anima Mundi, um dos mais importantes do gênero, assim como "Mais Valia", de Vieira. Os dois foram colegas na UFMG e colaboraram no trabalho do outro.


          

Nenhum comentário:

Postar um comentário