terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Dan Ojari - Reino Unido


   Enquanto Dan Ojari estudava licenciatura em cenografia para cinema e teatro, ele decidiu fazer um curta metragem de animação, que se chamou 'Obscura'. Animação não era parte do curso e o projeto foi um grande auto aprendizado. 
"Eu achei emocionante e expressivo e rapidamente fiquei obcecado com o maravilhoso mundo da animação!"

                    

   Dan passou a estudar mestrado em animação no Royal College of Art.Dan Ojari se formou na Royal College of Art, em 2011.
   Seu curta na graduação "Slow Derek" é um conto sobre o homem comum por excelência: um trabalhador de escritório passando seus dias em gestos banais no trabalho, quando começa a suspeitar que a Terra está, lentamente, deixando-o para trás. O filme já recebeu inúmeros prêmios e elogios da crítica.
Quando o personagem Derek meio programado, se senta na mesa, nós sentimos uma sensação de complacência que é subitamente interrompida com visões estranhas de um vazio girando.
   Ojari comenta que o filme é "muito sobre a relatividade e o contraste entre o que é mundano, do que é colossal". 
   O ponto de partida foi quando ficou fascinado com a informação do quão rápido a terra está viajando, especialmente porque não sentimos esta velocidade. 
   "Estamos literalmente voando pelo espaço a centenas de milhares de quilômetros por hora e não sentimos nada. Eu achava que este, além de ser um fato real incrível, também era uma interessante metáfora para a vida moderna ".
   Nos identificamos com o protagonista especificamente porque ele representa nossos medos contemporâneos e as suspeitas de que o mundo não é de alguma forma o que parece.
O personagem de Ojari leva seu destino em suas próprias mãos, subindo para fora da janela do trem literal e metafórica e mergulhando sem medo no vazio.

                    


   Ele cresceu em Sheffield, uma cidade no Reino Unido, e foi educado em casa até a idade de 15. 
   "Eu sempre amei desenhar, fazer e criar coisas, e acabei indo para Wimbledon Art College, em Londres. Foi lá que eu comecei a fazer animações e agora estou trabalhando como animador e diretor de curtas-metragens."

   Seu filme "Slow Derek" ganhou vários prêmios internacionais e foi selecionado para o Sundance Film Festival. 
   "Eu tento fazer filmes que criem uma experiência visualmente emocionante e cheio de idéias para o espectador e que permita a ele, se envolver com o tema do filme de maneira sutil e pessoal".


                   

                    


Dan fez dois videos para Fábrica Camira.

   "O primeiro filme 'Hemp' realmente me interessou porque era para contar a história de como este tecido sustentável e feito de forma "eco-friendly".
   O filme 'Blazer' é para explicar a história por trás da lã, de onde vem e como ela ajuda a proteger o meio ambiente."


                   


Quem Dan cita como referências para ele:

"Neil Buchanan! Art Attack foi um programa tão fantasticamente criativo que deve ter inspirado toda uma geração de crianças a desenhar, pintar e esculpir. Eu fui um deles! 

Os irmãos animadores "Brothers Quay", eles fazem filmes de animação escuros, estranhos e surreais e foram uma enorme inspiração para mim quando eu comecei a perceber o que se pode fazer com animação stop motion.

Bruce Bickford, suas animações são completamente insanas em todos os sentidos da palavra e nada mais se parece com elas. Admiro sua paixão absoluta e sua dedicação à própria arte.


Demo Reel com trabalhos de Dan


                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário