terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Nirvan Mullick - Estados Unidos


   Nirvan Mullick nasceu em 08 de abril de 1975 e é premiado cineasta, animador, consultor criativo.
  Nirvan começou a se interessar por animação em 1996, enquanto estudava filosofia na New College e passou a cursar mestrado em animação experimental na CalArts. Seus filmes como estudante de animação "The Box Man" e "The Three of Us" foram exibidos em festivais por todo o mundo, de Cannes para Annecy, recebendo uma indicação para o Oscar  para estudantes, e ganhando vários outros prêmios. 

 Nirvan é sócio da "Interconnected", uma produtora de estratégia de mídia, design, e também agência de consultoria com sede em Los Angeles. 

             

The box man - 
 Um homem encontra uma misteriosa caixa de papelão. De muitas maneiras, é a reflexão sobre uma cultura de observação e medo que ainda parece relevante hoje.
 Escrito, dirigido e animado por Nirvan Mullick. O filme é baseado em um romance de Kobo Abe de 1974 chamado The Box Man. 
 Filmado em 35 mm, este foi seu filme de tese na CalArts; demorou mais de 3 anos para terminar. 


                               

The Three of Us - 2004
 Um curta surreal que Nirvan fez com um amigo de classe Benjamin Goldman enquanto estudava na CalArts. Este filme começou em 1999. 
 Nirvan disse: "Após a primeira semana de aula, descobrimos que cada um poderia ficar 2 semanas de seu tempo num estúdio de stop-motion. Então, decidimos unir nossas duas semanas e fazer um filme."
 Essas 4 semanas se transformaram em 4 anos, à medida que continuaram a trabalhar neste filme fora do nosso trabalho escolar. Finalmente conseguimos terminar o filme em 2004, após a formatura.
 "The three of us" é uma experiência surreal em colaboração animada, influenciada por sonhos do deserto, objetos encontrados, uma música instrumental de Ben Harper e dentes-de-leão. Foi filmado em 16 mm usando stop-motion, animação desenhada à mão, recortes de papel e objetos.


Willard - abertura
 Ele animou a sequência de abertura do filme "Willard", após sair da Call arts.

 Nirvan criou uma série animada original chamada "Fish Eye Guy", sobre um menino com olhos de peixe em cada lado da cabeça. Seus olhos de peixe fazem com que ele veja em duas direções diferentes ao mesmo tempo, mas o impede de ver o que está diretamente à sua frente. Isso leva a uma maneira estranha e maravilhosa de ver o mundo. O personagem foi criado por   Nirvan para seu primeiro filme, Fish Eye Guy e Why the Trees Died, feito como parte do projeto Philosophy Thesis de Nirvan enquanto estava no New College. Foi então adquirido por um estúdio de animação e desenvolvido para uma série infantil.
 Ele também escreveu "The Man in the Flying lawnchair", um roteiro original que foi produzido por Michael Besman.


 
The Caine Arcade - 2012
 Nirvan lançou esse curta documentário sobre um menino de 9 anos de idade, que cria uma galeria de máquinas de games de papelão em  uma loja de auto peças de seu pai. O curta foi lançado em 9 de abril de 2012, tornou-se um fenômeno viral, conseguindo a atenção da mídia internacional e lançou um movimento criativo com o papelão. 


 Depois que "Caine's Arcade" se tornou viral, Nirvan iniciou a Imagination.org que lançou uma campanha Global usando o #CardboardChallenge para fomentar a criatividade, a brincadeira e a imaginação em crianças de todos os lugares.



 Nirvan foi precursor do movimento Crowdfunding  lançando uma campainha em 2012 para produzir um curta coletivo, realizado durante evento onde os presentes pintam telas dos frames da animação. 
 Nesse video ele consegue dois de seus cineastas favoritos para ajudar a produzir seu filme. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário